quarta-feira, julho 14, 2010

Orquídeas mutantes

Podiam ser selvagens, mas saíram-me mutantes.
Há coisa de uns tempos para cá, decidi juntar duas orquídeas diferentes no mesmo vaso. Passados uns meses, ao dar água às mesmas, reparo que algo de estranho aconteceu.
Uma das orquídeas, a rosa, está a dar flores com apenas duas pétalas, e flores com pétalas siamesas, que dão a parecer que não descolaram a tempo.
São flores no mínimo estranhas, se tivermos em conta que a planta é para todos os efeitos uma orquídea.
Aquilo que descobri, é que tenho em casa uma planta que é uma pseudo-orquídea, porque dá flores diferentes, i.e. fora dos parâmetros convencionais.
É certo que as flores são bonitas, mas se fossem a concurso, tenho para mim que não passavam sequer da porta, por não estar em conformidade com as restantes da mesma espécie.
A verdade é que é a primeira vez que vejo flores de orquídea assim, e nunca ouvi ninguém falar deste tipo de transformismo floral.
Se houver por aí alguém que já tenha visto um fenómeno do género, faça favor de comentar.
Para perceberem melhor a minha perplexidade, seguem abaixo algumas fotos da planta:

Aqui as duas orquídeas no vaso, e as flores mutantes assinaladas com a bola preta:


Vistas de um outro ângulo, dá para ver que a orquídea branca não sofreu a mesma transformação, e por isso as flores são consideradas todas regulares:


Aqui temos a flor das pétalas siamesas, que com alguma boa vontade, podemos até dizer que parece um coração :)


Esta flor que se segue, é a flor que tem apenas duas pétalas, e que é estranhíssima.
No entanto esta flor não está só na sua singularidade, reparei ontem que já existe outra igual e que ainda está por abrir:


E pronto, agora que já partilhei este pedaço de informação valiosa sobre as minhas orquídeas, vou ali ver a revista, O Boletim Municipal de Oeiras, às tantas temos aqui ao lado uma estação nuclear do tipo Chernobyl, e não fazemos ideia.
Isso explicava na perfeição o porquê de ter esta mutação dentro de casa, e da planta ser fluorescente à noite...
Ok, ok, esta última parte é brincadeirinha :p

3 comentários:

Lima disse...

Tem cuidado se não se torna numa planta carnivora :)

zephirus disse...

Eu diria mais. Vê lá se isso não passa das plantas para os humanos. Ainda te crescem duas pétalas na testa. Tu ainda és gaja e vocês gostam de flores mas imagina que isso passa para outros membros da família? Não é bonito.

amauri antonio disse...

Plantei duas variedade diferentes de orquideas uma que tem as folhas compridas que nem gramas e outra que é da especies dendrobrium que eu peguei uma muda que estava na arvore ela esta crescendo , como substrato eu coloquei pedaços de casca de arvores mas não essas que são finas e sim umas grossas que é para a demora a se decompor