quinta-feira, janeiro 12, 2012

do comunismo



Quando estive em Hanoi, tive oportunidade de visitar o mausoléu e ver o grande líder Ho Chi Minh embalsamado.
Primeiro fiquei espantada com a romaria que encontrei à porta do palácio, um mar de vietnamitas que não acabava, pessoas e mais pessoas que não tinham nada melhor para fazer num fim-de-semana, do que ir visitar o túmulo do homem.
Quando me preparava para entrar e posicionar na fila que se perdia de vista, fui barrada pelos seguranças que não me queriam deixar entrar, porque segundo eles, eu estava praticamente nua!
Tinha de vestir uma espécie de burca para poder lá entrar, sim tudo tapadinho não fosse o morto ficar melindrado por me ver os braços!
O pior disto tudo foi ter de estar na enorme fila de espera, vestida como se estivesse em pleno inverno, isto com temperaturas de 40 graus à sombra, e muita humidade. Em pé, debaixo de um calor abrasador, e a levar com sol directo na cabeça, foi como podem imaginar, destilar até mais não!
Passadas algumas horas de pura seca, lá consegui entrar no quarto sombrio onde o homem estava estendido, ar condicionado no máximo, frio ao nível da Sibéria, e no centro do quarto o morto a parecer feito de cera, um boneco autêntico, guardado por meia dúzia de homens devidamente armados, um exagero que só visto!
Li na antecâmara que uma vez por ano o morto é levado para a Rússia por questões de manutenção.
Lá fazem-lhe um tratamento de beleza para o conservar, procedimentos dignos dos filmes do Frankenstein!
Segundo os vietnamitas este tratamento só pode ser feito na Rússia, porque ao que parece, os russos têm lá uma espécie de Pitangui dos mortos, que trata da recauchutagem e embelezamento dos defuntos.
Hoje li que o "querido líder" da Coreia do Norte vai pelo mesmo caminho, a esta hora já deve estar embalsamado, e vai ficar em câmara ardente permanente no palácio da capital.
Eu fico na dúvida, será este um dos sonhos do Jerónimo?

3 comentários:

CaMen disse...

Queres ir ao mausoléu na 'Coreia do Norte'? não seria melhor 'Cuba'? Havana é linda e as praias, Varadero, aquilo é outro comunismo, podes andar lá á vontadinha ;)

akapink disse...

Não nada disso! Acho pouco provável ir à Coreia do Norte, e não ia lá para ir ver o morto, credo!

Carla Santos Alves disse...

LOL