sexta-feira, janeiro 20, 2012

das ideias parvas


Para a semana, haverá um dia em que todos os colaboradores da empresa, deverão abraçar uma atitude mais solidária uns para com os outros.
Isto significa que se alguém nos pedir ajuda, devemos estar disponíveis, e ser absolutamente prestáveis.
Ajudar sem pensar duas vezes, sensibilizando os colegas à nossa volta para seguirem o nosso exemplo, sugerindo desta forma que também eles tomem esta postura, sendo simpáticos para quem quer que seja.
Aquilo que me deixa pasmada é que esta ideia foi para a frente, e este vai ser uma espécie de dia onde revemos valores,  valores esse que deveriam estar invariavelmente presentes no nosso dia-a-dia, e não apenas neste dia em particular.
Eu sei que algumas pessoas tem uma certa resistência em estar disponíveis para ajudar, mas a grande maioria faz isto naturalmente, sem imposições.
A ideia é tão idiota que seria a mesma coisa que estabelecer "o dia do trabalho", um dia por ano onde tínhamos de trabalhar afincadamente, produzindo mais e melhor. Isto significava que nos outros dias fazíamos os mínimos, ou então, não mexíamos sequer uma palha!
O "wow day", assim é chamado o dia que terá lugar na próxima 5ª feira, é basicamente uma ideia pateta, que alguém decidiu aceitar, e avançar com ela.
Gastaram-se euros em cartazes, panfletos e pins, quando há uma directiva bem clara para não se gastar um cêntimo que seja, em coisas que não sejam estritamente necessárias. Chega a ser irónico, e faz até uma certa confusão. 
Apesar da grande maioria pensar como eu, e haver já uma ridicularizarão do dia em questão, parece que ninguém com poder consegue ver o que toda a gente vê. 
Isto faz-me lembrar a história do "rei vai nu", todos nós vemos o rei nu, mas nem por isso o rei se apercebe de que foi enganado.

7 comentários:

Carla Santos Alves disse...

Isso é Portugal no seu melhor!

Bjs

Ervadumonte disse...

Espero que as chefias não leiam este post e se lembrem de implementar o "Dia do trabalho"...

zephirus disse...

Ainda bem que não perdi tempo a ler o mail. Concordo a 100% com o que dizes...

Teresa disse...

Parece-me uma ideia bastante pateta mas já nada me surpreende. Então e como é que se avalia a eficácia disso?
Olha, respira fundo e não penses mais nisso. Bom fim-de-semana.

akapink disse...

Obrigada Teresa, para vocês também! Beijinhos!

Anônimo disse...

Cara rozinha. Eu até participei no desenvolvimento da iniciativa mas se soubesse que lhe causaria tanto transtorno então não o tinha feito.
As minhas desculpas desde já.

CaMen disse...

Afinal, se gostar ver o rei nu e se ainda por cima ele for do tipo 'wow' correcto para ti, aproveita pede-lhe um 'service excellence'!
Eu gostei da rainha, ou será princesa? Wow, uau! é linda, não dá para ver o que não leva vestido para alem de uns aneis... se eu a vir quinta de certeza que vou pedir-lhe ajuda ;)