quinta-feira, janeiro 06, 2011

Dia de Reis

é dia de bolo-rei!
E cá não foi excepção, hoje brindaram-nos com fatias do incrível (not!) bolo, sendo que eu dispensei a que me estava destinada, não só por estar em dieta (permanente), mas porque para mim ele não é assim tão extraordinário.
A verdade é que não gosto deste bolo nem um bocadinho, odeio-o sobretudo pelas frutas cristalizadas e pelas passas, este bolo é para mim um desafio gastronómico, e é capaz de ficar taco-a-taco com o bolo inglês, sendo que o asco que sinto pelos dois é de facto muito parecido.

Hoje na cantina reparei que muita gente quis provar o bolo, (ok é certo que grande parte das pessoas que trabalham cá são portuguesas, e se há povo que aceita tudo o que lhe seja dado, desde que seja de borla, esse povo, somos nós!), mas no final entregaram os tabuleiros com os frutos cristalizados do dito bolo na bordinha do prato.


Portanto o que concluo, é que as pessoas que o foram buscar, também não gostam do tão afamado bolo, agora se REALMENTE ninguém gosta deste bolo, como é que ele tem esta projecção toda?!
Como é que todos os anos se vendem tantos bolos-rei em Portugal?
Como é que há um dia dedicado a este bolo?
Hmmm?!
Se fosse um bolo de pepitas de chocolate, bem isso sim, era enfardar até não conseguir mais, acho até que vinha a rebolar cantina abaixo.

Nestes 30 anos vividos, nunca conheci alguém que fosse de comer o bolo-rei assim todo*, sem que tivesse de espetar os dedos dentro da fatia para retirar aquelas ceninhas coloridas que minam o bolo, ou que não tirasse aquelas intragáveis cascas de laranja, figos inteiros, ou tiras enormes de fruta cristalizada de cima dele.
A sério, se houver por aí alguém que goste, acuse-se!


* exceptuando o nosso Presidente da República, mas aí o homem tinha desculpa, estava encostado entre a espada e a parede, era comer o bolo, ou responder a perguntas pertinentes, e como a segunda custa mais, fez o sacrifício, por isso, não conta!

5 comentários:

MafGOD disse...

Eu me confesso, fui buscar a minha fatia!

E eu que, até nem sou de gostar de bolo rei, achei que estava muito bom.*

Se elas tiveram a amabilidade de fazer tantos bolos reis para nos ofertar... só nos fica bem em os comer. ;-)

Agora, houve gente que, tendo mais olhos que barriga, levaram a fatia e praticamente não a comeram.... devem ter visto algumas "cabras" a pastar por lá e arrependeram-se. ;-)

* Na volta porque, como também não aprecio os frutos secos, a fatia que me calhou estava em contenção de custos e.... frutos secos eram uma miragem ao contrário de "aquelas ceninhas coloridas" que estavam por lá (mas essas até que gosto...).

CaMen disse...

Hoje é Dia de Reis e não o do Bolo Rei, esse come-se durante todo este periodo do Natal (pt.wikipedia.org Dia_de_Reis e Bolo_Rei).

Gosto muito de Bolo Rei, B. Rainha, do B. Inglês, do B. Panetone, tenha pépitas de chocolate ou não, desde que seja doce e fofo vale a pena provar uma vez por ano.

Existe a variante do Bolo Rei chamado Bolo Rainha cada vez mais popular porque em vez de frutas cristalizadas leva frutos secos como pinhões, corintos ou passa de uva, noz, amêndoa, avelã, etc, etc...

zephirus disse...

Eu gosto mas prefiro bolo rainha pelos frutos secos. Não gosto da fruta cristalizada também. Não percebo é a tua conclusão. As pessoas lá por não comerem as frutas não quer dizer que não gostam do bolo? Eu também não como as cascas das bananas (pelo menos até à entrada do FMI...) mas deve haver quem coma.

Mãe disse...

Eu gosto de Bolo Rei. E quentinho é uma delícia.

Não digas mal desse manjar... Diz é mal das milhentas pastelarias que não o sabem fazer.....

:)

Madrinha C. disse...

Também não gosto de bolo-rei (por causa das frutas cristalizadas) mas experimentei o bolo-rei escangalhado e apesar da aventura (tirar fruta a fruta)é óptimo (ótimo!! Utilizando o novo acordo)....
Bjs.