sexta-feira, janeiro 29, 2010

Geeks, nerds e super nerds

Esta semana participei em algumas reuniões, onde a quantidade de nerds por metro quadrado, já pode ser considerada prejudicial para a saúde.
Foram longas horas a ouvir piadas muito, muito secas, um verdadeiro calvário.
O curioso é que o humor nerd é tão próprio, que só o facto de um fulano enganar-se e falar em bit quando o que realmente queria dizer era byte, é o suficiente para soltarem gargalhadas estridentes, e mandarem boquinhas tipicamente sem graça alguma, com alguns termos informáticos à mistura.

É realmente um problema desta comunidade, o facto de se rirem das próprias piadas, quando mais ninguém as entende, ou se chegam a entender, não acham piada alguma.
O engraçado é que são os cromos mais cromos que acham que têm sempre muita piada, mas só são espevitados e extrovertidos, quando existem mais do que 3 nerds presentes na sala, de outra forma, escondem-se por detrás dos óculos.

Eu dou um exemplo, numa dessas reuniões ouviu-se "essa lógica não vai funcionar por causa do merdiator", e quem proferiu isto fez questão de enfatizar a última palavra, depois disso riu-se que nem um perdido, como se fosse a coisa mais hilariante que alguma vez alguém tivesse dito...

Ao contrário do esperado, e apesar da sala superar em grande número a quantidade de geeks permitida por lei, a maioria ficou impávida e serena a olhar para ele, enquanto ele ria à gargalhada da própria piada, enquanto ajeitava os óculos, e repetia alegremente a palavra inventada, carregando no R, talvez por achar que ninguém tinha lá chegado...

Pois eu sei, é triste, mas é isto que às vezes tenho de aturar, e o exemplo acima é só a ponta do iceberg.
Para perceberem o quão seca era a dita "piada" eu passo a explicar, a saída sequíssima daquela alminha, referia-se a um determinado subsistema de um projecto, cujo o nome é mediator, e que por sinal dá imensos problemas, os chamados bugs em linguagem informática.
Resumindo, o caramelo ficou histérico e incontrolável depois de discorrer esta associação de palavras...
Bolas, tem tanta piada, que até já rebolei de tanto rir, ou não.

Nas reuniões com esta malta, o que acaba por ser também um bocadinho deprimente, é vê-los entusiasmados a contrapor argumentos, em jeito de afirmação pessoal, com outros colegas geeks.
O que acontece é que qualquer argumento só é válido se incluir e fizer referência a muitos termos técnicos, desta forma a probabilidade de intimidar o adversário é maior, e consequentemente o reconhecimento das capacidades de programadores e líderes do conhecimento tecnológico, ficam garantidas até ao próximo round.

Quando isto acontece e as discussões aquecem, chega a ser necessário pôr ordem na sala, só para que não se engalfinhem desnecessariamente sobre pormenores dos pormenores do código que programaram, do protocolo x ou y, e que não são tema de discussão naquela reunião.
Enfim um mundo aparte, e confesso, fácil de ser incompreendido...

Hoje enviaram-me isto, é da Intel, e é um mimo!
Tenho até alguns dejá-vus ao visualizar os vídeos...



Um comentário:

zephirus disse...

De facto essa piada do "merdiator" é muito sequinha. Mas devo dizer que me diverti imenso numa dessas reuniões, foi como ir ao cinema ver uma comédia. Já agora, em relação aos vídeos da intel, deixo aqui o meu preferido:

http://www.youtube.com/watch?v=jqLPHrCQr2I