quinta-feira, novembro 26, 2009

Taberna ideal

Ontem jantei por aqui:

Chama-se Taberna Ideal e fica em Santos, na rua da esperança Nº112.
Para arranjar lugar, só mesmo com marcação, depois de lá estar, percebemos o porquê.
O segredo desta taberna moderna, sempre concorrida, está na comida caseira e no ambiente familiar que proporcionam.
A decoração do espaço é uma mistura de peças antigas, cadeiras de madeira, cada uma diferente da outra, muitas velharias, mobília antiga, loiça nas paredes, naperões de croché, jarras de outros tempos, livros de cozinha, galos de Barcelos, andorinhas, enfim tudo decorado ao pormenor e com o que é verdadeiramente nosso, Português.
Somos transportados ao passado, às casas modestas e tipicamente Portuguesas, das nossas avós, no fundo uma sala acolhedora e descontraída.

Assim que chegamos somos recebidos pela Tânia, uma das criadoras deste espaço vintage, despretensioso e de boa comida.
É nos explicado que ali o lema é partilhar, e ao contrário de outros restaurantes, neste encontramos a ementa escrita em lousa nas paredes à nossa volta.
As iguarias propostas são variadas, a sugestão é que comecemos por provar algumas das tibornas da casa, sendo que a que conquistou o meu paladar foi sem dúvida a de queijo de cabra com alecrim e mel, uma autêntica maravilha!

Dos petiscos que se seguiram, destaco os ovos mexidos com alheira da casa, muito saborosa, adorei!
Para prato principal os escolhidos foram o aveludado bacalhau com broa e queijo de Serpa, e o ensopado de borrego, devidamente acompanhados por um vinho tinto alentejano, do enólogo Paulo Loureano.

Como não trinco memés, só posso falar do bacalhau, e esse estava uma delícia.
Para sobremesa tivemos um bolo de aniversário, feito pela casa, de cacau e com cobertura farta de chocolate derretido, segundo soube uma receita da avó, que ainda hoje encanta gostos.
Foi uma boa surpresa, gostei da comida, do espaço, do ambiente, e por isso recomendo!

Um comentário:

Pinipóne disse...

Muito obrigada pela dica ;o)