quarta-feira, setembro 16, 2009

"Crepúsculo" o filme


Ora o filme é na minha humilde opinião fraquinho.
Eu sei que os filmes dificilmente superam os livros nos quais se baseiam, que nunca são copias fieis dos livros, e que na maioria das vezes desiludem quem os leu.
Quando aluguei o DVD já sabia que tinha de dar uma certa dose de descontos, mas nunca pensei que o filme fosse assim tão diferente do livro e que faltassem tantas situações descritas no livro.
O argumento ficou muito longe do esperado, alguns pormenores importantes nem sequer foram abordados no filme.
Tinha ideia que podia ser um grande filme caso fosse feito à imagem da obra "Twilight", havia potencial para isso, mas infelizmente os argumentistas estragaram toda a magia de "Twilight".
Tenho cá para mim que desiludiram muito boa gente, aquilo que vi foi uma bela porcaria de filme que está longe de fazer justiça às páginas escritas por Stephanie Meyer.


Há no entanto cenas fieis às do livro e nas quais investiram um pouco mais de tempo, a cena em que a carrinha é travada a tempo está exactamente como tinha imaginado, o jogo de basebol superou as minhas expectativas, está fantástico.



Os efeitos especiais destas duas cenas em particular estiveram muito bem, já a cena em que Edward decide mostrar a Bella o efeito dos raios de sol na sua pele de vampiro é que é do pior.
A cena é muito má mesmo, confesso que fiquei boquiaberta com os efeitos especiais escolhidos, parecia que Edward estava repleto de lantejoulas e diamantes, ou que tinha caído acidentalmente dentro de um tanque de purpurina, todo ele era brilho, deu até impressão que o coitado sofria de um problema gravíssimo de pele, em que acne brilhante movia-se sob o efeito da luz do sol, enfim muito mau mesmo.

Quanto ao elenco, confesso que esperava melhor, a actriz que faz de Rosalie está longe de ser do tipo "deusa grega" a que tanto o livro faz referência.
A Rosalie escolhida é mais do tipo "vulgar", e está por isso longe da descrição da "pseudo-pára-o-trânsito" descrita no livro.


De um modo geral, a família vampiresca escolhida para o elenco é fraquinha. Os actores são medianos e possivelmente alguns deles nem leram o livro.
Os ditos vampiros/as nada têm nada de espectacular, tanta coisa a enaltecer cada um dos personagens, e depois no filme os actores são do mais normal possível ao ponto de até serem aborrecidos de tão normais que são.


Segundo percebi Stephanie Meyer colaborou na produção deste filme, no entanto duvido que tenha estado atenta às filmagens ou às escolhas que foram feitas no decorrer do mesmo.
O livro que Meyer escreveu é sem sombra de dúvidas mais substancial, interessante e absorvente, já o filme não é nada de especial, e facilmente se esquece.


A verdade é que podiam-se ter esmerado, não perdiam nada se tivessem investido um pouco mais no elenco e nos efeitos especiais utilizados.
Estou convencida que devido ao sucesso do livro a produção do filme borrifou-se para todo o trabalho que tinham em mãos, fez o mínimo dos mínimos porque sabia de ante-mão que as bilheteiras estariam inevitavelmente garantidas.
Uma coisa é certa, a equipa que irá realizar o próximo filme da sequela é diferente, há por isso uma certa esperança que "New Moon" seja melhor.


Por tudo isto, para quem leu o livro e ainda não viu o filme, aconselho a não perderem o vosso tempo.
"Crepúsculo" o filme, está sem sombra de dúvida longe do esperado, não fazendo por isso justiça ao livro.

Nenhum comentário: