segunda-feira, junho 08, 2009

Amigos de 4 patas também no Iraque e Afeganistão



Este fim-de-semana tive oportunidade de conhecer num jantar o Dr. Nuno Paixão médico veterinário que tão bem defendeu os animais no Aqui e Agora da SIC.
Em conversa com ele fiquei a saber que para além de exercer a profissão no Hospital Veterinário Central da Charneca da Caparica, ele é também um dos responsáveis pelo bem estar dos cães que prestam diariamente ajuda aos soldados destacados no Iraque e Afeganistão.

São mais de 160 cães devidamente treinados que todos os dias acrescentam valor às operações militares que ainda decorrem naqueles países.
Estes cães são os primeiros a entrar em casas de eventuais suspeitos, alertam os soldados para a presença de minas terrestres, fazem a detecção de explosivos e com regularidade participam em operações de busca e salvamento.


A ajuda destes amigos é valiosa, e é por isso que estes cães tem de estar obrigatoriamente protegidos, e é aqui que o nosso vet português entra, o Dr. Nuno assegura que se cumpram todas as regras de segurança com estes animais, é necessário certificar que todos eles estão protegidos com coletes anti-bala e em zonas de calor extremo é fundamental que todos os cães usem os de coletes de refrigeração tal como os óculos próprios para as operações que integram.


Pessoalmente não fazia ideia desta realidade, pensava que tinham para aí uma dúzia de cães que os ajudavam no terreno e nem mais um cão. Não tinha a percepção da quantidade de canitos destacados para terras iraquianas e afegãs com o único objectivo, o de proteger vidas humanas.


Sem dúvida, os melhores amigos do Homem.

Nenhum comentário: