quinta-feira, novembro 06, 2008

Síndrome de Tourette


Deve de ser lixado viver assim... até ontem era um síndrome desconhecido para mim, este síndrome é, segundo a Wikipédia, uma desordem neurológica caracterizada por tiques involuntários, ou vocalizações que ocorrem repetidamente da mesma maneira.
Nunca tinha conhecido ninguém com este problema até ontem...
Na cantina, enquanto esperava pela minha vez, fui sobressaltada com um pedido sonoro de caldo verde..
Um rapaz, que pelos vistos sofre deste Síndrome de Tourette, estava à minha frente, e ao pedir o que queria à senhora que serve o peixinho aqui à malta, fez silenciar o ruído branco instalado normalmente na cantina, com a frase: “eu queria... eu QUERIA uma taCINHA de CALDO VERDE” .
Alguns ficaram com aquela cara de “este tipo passou-se!”, outros a perguntar ao colega do lado “o que é que tem o caldo verde?!?”; a senhora que estava a servir tinha a expressão facial séria, sobrolho levantado e depois de um “desculpe, não percebi”, o rapaz lá voltou a dizer o que queria, desta vez sob o olhar atento de muitos mirones....“eu queria uma taCINHA de CALDO VERDE”...
(silêncio)
A senhora lá serviu, ainda que sem perceber nada, ao que ele agradeceu com um ...” obriGADO”...
Um outro colega explicou à senhora e a quem estava por ali, que é o tal de síndrome de Tourette. E o ruído branco regressou às filas de espera, com alguns a explicar qual era o problema do rapaz e há sempre um cromo que explica e mal... "tem síndromA de tou nete" (este deve de pensar que existe um síndrome que explica aqueles que não conseguem largar a Net, ou assim...)
Fiquei a pensar naquela situação, e de como não deve de ter sido nada fácil a vida daquele rapaz até aqui.
Sem conseguir controlar a intensidade da voz...
Estive a pensar nas situações embaraçosas porque já deve de ter passado, a imaginar durante o tempo de faculdade, os estudos na biblioteca em conjunto com os amigos... ou as entrevista de emprego e a cara dos entrevistadores... ou as idas à Igreja, durante aquelas partes em que a assembleia é convidada a dizer aquelas frases a seguir ao padre... ou num funeral a dar os pêsames a alguém... ou no cinema, para comentar qualquer coisinha que viu, ou durante uma saída de engate, num restaurante, a voz a atraiçoá-lo, e depois de um "os senhores já escolheram?" sair um pedido a alto e bom som, do género... “eu QUERIA.. umas pataNISCAS...com aRROZ DE TOMATE”
Deve de ser complicado viver assim, será que não há operação que lhe valha?!

Nenhum comentário: